• Qi 07 580 S. Industrial Gama-Brasília, DF Brasil
  • Consultas+55 (61) 99921 1211
  • Seg - Sext : 09:00 - 18:00

MT: quadrilhas de roubos de fertilizantes se espalham

Jul 23, 2023 Segurança

Nove pessoas foram presas em um barracão na região de Rondonópolis (212 quilômetros de Cuiabá-MT) com uma carga de fertilizantes e defensivos agrícolas. Segundo a Polícia Militar era mais de 253 toneladas ilícitas que foram roubadas na noite da última quarta-feira (27), de uma empresa de logística, de Pedra Preta (MT).

Segundo o boletim de ocorrência do roubo, o motorista da carreta com adubo havia descido do veículo para jantar em um posto de combustível, quando foi rendido por dois homens encapuzados. A vítima foi deixada pelos suspeitos nas proximidades da ponte do Jurique e o veículo com a carga foi levado. Depois de buscas a PM localizou a carga roubada. O produto estava sendo descarregado no barracão em questão.

O dono do barracão, que funcionava como sede de uma empresa que movimentava os produtos ilícitos, foi preso. Os funcionários foram todos conduzidos para a delegacia para apuração dos respectivos níveis de envolvimento. Na mesma ação a polícia também apreendeu uma pá carregadeira e diversos veículos.

Durante a ocorrência, chegou ao local um motorista para carregar um material que já tinha venda negociada pela quadrilha, que fraudava notas fiscais para vender o produto. A partir disso foi possível identificar o responsável por agenciar a venda, que também foi localizado e preso. A fazenda que receberia o material roubado foi identificada.

Os casos de furto e roubo de insumos agrícolas é recorrente no Mato Grosso, principal estado produtor de grãos do país. No começo do mês duas pessoas suspeitas de furtar uma carga de 140 toneladas de adubo, avaliada em aproximadamente R$ 500 mil, foram presos em Pedra Preta (MT); em setembro o dono de uma fazenda situada na MT-404, entre Sorriso e Ipiranga do Norte, denunciou o furto de 92 toneladas de adubo, avaliadas em cerca de R$ 310 mil; em agosto a Polícia Militar desarticulou uma quadrilha que adulterava fertilizante com corante líquido para agregar maior valor ao produto, em Rondonópolis.